. PADORNELO NAS JANEIRAS DE...
. PADORNELO NAS JANEIRAS DE...
. PADORNELO NAS JANEIRAS DE...
. PADORNELO NAS JANEIRAS DE...
. PADORNELO NAS JANEIRAS DE...
. PADORNELO NAS JANEIRAS DE...
. PADORNELO NAS JANEIRAS DE...
. FALECEU O ALBERTO RODRIGU...
. FALECEU O SR. FERNANDO PE...
Paredes de Coura - Território com Alma DIV> Junta de Freguesia de Padornelo DIV> Mais pelo Minho DIV> Câmara Municipal de Paredes de Coura DIV> ESCAVAR EM RUÍNAS DIV> Futsal Padornelo DIV> Sporting Courense DIV> Notícias de Coura DIV> Dadores de Sangue DIV> EPRAMI DIV> Catarina Lira Pereira DIV> Andores Artesanais DIV> Festival de Paredes de Coura DIV> |
A Feira de Padornelo realizou-se com a pujança e alegria que, a crer nos relatos, eram típicas de antigamente. Os homens trouxeram gado e as mulheres, reunidas no cruzeiro do Ecce Homo, produtos do seu cultivo. Quase todos (homens e mulheres) trajados a rigor. Os tendeiros e os comerciantes da vila também preencheram os largos e venderam os seus artigos.
Para além das transações comerciais, a Feira de Padornelo foi feita de emoções, graças à recriação dos ofícios antigos e à abertura ao público de duas mercearias, fechadas há várias décadas, a do Eiras e a do Sr. Barreiro. A casa do Eiras serviu para os comes e bebes e a Loja do Sr. Barreiro, para uma exposição.
Para além disto, houve animação com os bombos “Amigos da Farra”, com várias concertinas e com a atuação do Grupo Infantil da Associação, que não chegou a ser concluída, devido ao desmaio de um dos elementos da Associação, o Pedro Barbosa, e à consequente vinda do INEM. Felizmente, tudo não passou de um susto.
Antes dos merecidos agradecimentos, cumpre-nos também pedir desculpas por aquilo que correu menos bem, sobretudo a dificuldade de resposta na hora do almoço. Na verdade, pareceu que não estávamos suficientemente preparados para atender tantos pedidos com a qualidade e prontidão que nos são reconhecidas.
Na próxima edição, melhoraremos este serviço e também faremos mais padeca, que, pelo mesmo motivo, não chegou para as encomendas, como se costuma dizer. No entanto, o balanço desta primeira Recriação da Feira de Padornelo é muito positivo e, por isso, espera-se que haja outras.
A Associação agradece a todos os que trabalharam na preparação do recinto; a todos os que participaram na Feira; ao Eduardo Daniel Cerqueira, pelo apoio na divulgação do evento; ao estimado Jofre Alves, por ter reunido o espólio documental da exposição e ao incansável presidente da Junta, Amâncio Barbosa, pelo apoio disponibilizado.
Carla Lima
Jornal NOTÍCIAS DE COURA, edição n.º 211, de 7 de Agosto de 2012, pp. 10 e 11
http://www.noticiasdecoura.com/index.php?pag=noticia_detalhes&recordID=5465